Background familiar e desempenho escolar: uma abordagem com variáveis binárias a partir dos resultados do Saresp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0077

Palavras-chave:

Proficiência em matemática. Renda familiar. Escolaridade materna. Saresp. Variáveis binárias

Resumo

No presente estudo investiga-se o impacto de fatores externos à escola sobre a escolarização do indivíduo. Renda e escolaridade materna são consideradas para medir o efeito de aspectos familiares no desempenho em matemática do aluno. Para tanto, foram utilizados dados referentes à nota em matemática dos alunos da 3ª série do ensino médio e as respostas dos pais ao questionário socioeconômico, aplicado pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) na edição de 2013. São propostos modelos com variáveis binárias e obtidas estimativas para os parâmetros por meio do software SPSS. Os resultados mostram que rendas mais altas proporcionam melhores desempenhos educacionais, porém há restrições.
O nível de escolaridade materna atua positivamente sobre o desempenho do aluno, mas está limitado ao nível adequado de proficiência.

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Biografia do Autor

Camila Fernanda Bassetto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Ciências pelo Programa de Engenharia de Produção, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do departamento de Ciências da Educação na Faculdade de Ciências e Letras (FCL), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Araraquara.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Bassetto, C. F. (2019). Background familiar e desempenho escolar: uma abordagem com variáveis binárias a partir dos resultados do Saresp. Revista Brasileira De Estudos De População, 36, 1–18. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0077

Edição

Seção

Artigos originais