Revendo estudos sobre famílias: um breve comentário sobre tópicos selecionados

Autores

  • Maria Carolina Tomás Department of Demography at the Regional Development and Planning Center (Cedeplar) at Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Mudanças na família, Resultados das crianças, Mulheres e famílias trabalhadoras

Resumo

Em face das mudanças na esfera da família e das preocupações acadêmicas ao se analisarem estas mudanças, a coleta de dados e as abordagens teóricas usadas em pesquisas sobre família merecem atenção. Neste artigo, são revisadas brevemente algumas importantes contribuições internacionais na área da família e apontados alguns desafios e perguntas ainda sem respostas para futuras pesquisas no Brasil. Os três assuntos principais são: mudanças no conceito de família; retorno no mercado de trabalho (salário, oportunidades de trabalho, preferências por contratação) de mulheres e, principalmente,mães e mais especificamente a transformação da discussão de mulheres trabalhadoras para famílias trabalhadoras; e a influência dos dois primeiros tópicos nos resultados das crianças. Ao final do artigo,reforçam-se estudos anteriores, com sugestões pontuais para a coleta de dados. Do lado teórico, é destacada a importância de três abordagens: não é suficiente considerar os aspectos econômicos da tomada de decisão na esfera da família; há uma necessidade de se revisar a teoria da Segunda Transição Demográfica, especialmente no que concerne à migração e à mortalidade e suas relações com a família; e a necessidade de uma integração maior entre estudos demográficos, gêneros e teorias feministas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-22

Como Citar

Tomás, M. C. (2013). Revendo estudos sobre famílias: um breve comentário sobre tópicos selecionados. Revista Brasileira De Estudos De População, 30(1), 171–198. Recuperado de https://rebep.emnuvens.com.br/revista/article/view/21

Edição

Seção

Artigos originais