O ensino da demografia e a formação de demógrafos no Brasil

Autores

  • Diana Oya Sawyer Cedeplar/UFMG
  • Duval Magalhães Fernandes PUCMinas

Palavras-chave:

Ensino, Demografia, Marcos conceituais

Resumo

O artigo faz uma descrição das principais atividades de ensino e de formação de demógrafos no Brasil, além de tecer algumas considerações sobre o marco de referência que nortearia a estrutura curricular e os arranjos institucionais. Procura-se mostrar o dinamismo do ensino da demografia no país, que combina várias formas: cursos de sensibilização, de curto prazo; disciplinas em programas de outras áreas de conhecimento; cursos de especialização; e programas de mestrado e doutorado. A Abep teve importante papel na promoção de cooperações interinstitucionais e na disseminação do ensino da demografia para um público amplo, nas diferentes regiões do país. Novas formas de disseminação e descentralização do ensino são sugeridas, através de arranjos institucionais inovadores e/ou fazendo uso de tecnologia de ensino à distância.

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Publicado

2005-12-30

Como Citar

Sawyer, D. O., & Fernandes, D. M. (2005). O ensino da demografia e a formação de demógrafos no Brasil. Revista Brasileira De Estudos De População, 22(2), 277–289. Recuperado de https://rebep.emnuvens.com.br/revista/article/view/244

Edição

Seção

Artigos originais