Estimadores splines calibrados: estimativas de taxas detalhadas de fecundidade a partir de dados agrupados por idade

Autores

  • Carl P. Schmertmann Center for Demography and Population Health, Florida State University, Tallahassee, USA.

Palavras-chave:

Fecundidade. Interpolação. Splines. Mínimos quadrados penalizados.

Resumo

É desenvolvido e explicado um novo método para a interpolação de estruturas etárias detalhadas de fecundidade, a partir de dados agrupados por idade. O método permite a estimativa das taxas específicas de fecundidade para qualquer idade detalhada, desde as diferentes faixas etárias padrão até qualquer agrupamento não usualmente utilizado. O novo método, chamado de estimador spline calibrado (CS), expande as taxas de fecundidade agrupadas por idade encontrando uma curva suavizada, por minimização dos erros quadrados penalizados. A penalidade é baseada tanto no ajuste aos dados dos grupos etários disponíveis, quanto na semelhança dos padrões das estruturas etárias 1fx observadas no Banco Human Fertility Database (HFD) e no US Census International Database (IDB). O estimador CS foi comparado a um bom método alternativo que requer mais computação: interpolação de Beers. Os resultados mostram que o CS replica as conhecidas estruturas etárias de fecundidade, 1fx, a partir das 5fx melhoradas, sendo que as estruturas etárias da fecundidade interpoladas apresentam-se também mais suavizadas. A conclusão é que o CS constitui um método facilmente calculado, flexível e preciso para a interpolação de estruturas de fecundidade detalhadas a partir de dados agrupados. Os usuários podem calcular estruturas específicas de fecundidade detalhadas diretamente por meio dos dados observados, usando apenas aritmética elementar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carl P. Schmertmann, Center for Demography and Population Health, Florida State University, Tallahassee, USA.

Doctor in Economics from the University of California – Berkeley, researcher in Demography and Professor of Economics at Florida State University.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Schmertmann, C. P. (2014). Estimadores splines calibrados: estimativas de taxas detalhadas de fecundidade a partir de dados agrupados por idade. Revista Brasileira De Estudos De População, 31(2), 291–307. Recuperado de https://rebep.emnuvens.com.br/revista/article/view/670

Edição

Seção

Artigos originais