Estrutura social e desigualdade de renda: uma comparação entre os municípios metropolitanos e os não metropolitanos do Brasil entre 2000 e 2010

Autores

  • Marcelo Gomes Ribeiro Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-30982016a0010

Palavras-chave:

Desigualdades de renda, Estrutura social, Espaços metropolitanos, Espaços não metropolitanos.

Resumo

Este trabalho pretende analisar as mudanças na estrutura social e das desigualdades de renda nas principais metrópoles brasileiras em comparação com os espaços não metropolitanos, de modo a refletir sobre a importância das metrópoles no contexto de alterações econômicas e sociais ocorridas na última década. No debate público e acadêmico, porém, o foco da análise tem recaído principalmente na redução das desigualdades de renda a partir da análise de estratos de renda. Nesse sentido, procuramos responder à seguinte questão: se a redução das desigualdades de renda, verificada na análise entre os estratos de renda, também está sendo observada entre os estratos sociais considerados a partir de uma estratificação sócio-ocupacional, como se deu essa relação entre os espaços metropolitanos e os não metropolitanos? Para tanto, foram utilizados dados dos Censos Demográficos do IBGE de 2000 e 2010, com o fim de comparar a estrutura de distribuição de renda entre os municípios brasileiros segundo seu porte populacional, considerando aqueles inseridos em espaços metropolitanos e não metropolitanos, e as desigualdades de renda entre os estratos sociais para os diferentes contextos espaciais por meio da razão da média da renda entre esses estratos. Constatou-se que, apesar de as metrópoles brasileiras continuarem mantendo sua centralidade referente à dinâmica do mercado de trabalho, pois apresentam médias de rendimento total de seus residentes e de rendimento do trabalho principal superiores àquelas encontradas para os espaços não metropolitanos, as maiores reduções das desigualdades de renda ocorreram nestes últimos, em especial nos menores municípios segundo seu porte populacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Gomes Ribeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marcelo Gomes Ribeiro é economista, doutor em Planejamento Urbano e Regional e mestre em Sociologia. Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ippur/UFRJ).

Referências

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2008.

DAVIS, K.; MOORE, W. E. Alguns princípios de estratificação. In:

VELHO, O. G.; PALMEIRA, M. G. S.; BERTELLI, A. R. (Org.). Estrutura de classe e estratificação social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977. p. 101-116.

DINIZ, C. C.; DINIZ, B. C. A região metropolitana de São Paulo: reestruturação, reespacialização e novas funções. EURE, Santiago, v. 33, n. 98, p. 27-43, 2007.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Regic – Região de Influência das Cidades 2007. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.

NERI, M. C. A nova classe média. Rio de Janeiro: FGV/Ibre, 2008.

_________. A pequena grande década: crise, cenários e a nova classe média. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. Análise das regiões metropolitanas do Brasil. Relatório da Atividade 1: identificação dos espaços metropolitanos e construção de tipologias. Rio de Janeiro: Observatório das Metrópoles, 2005.

PASTORE, J.; VALLE SILVA, N. do. Mobilidade social no Brasil. São Paulo: Macron Books, 2000.

POCHMANN, M. Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2012.

RIBEIRO, L. C. de Q. Desigualdades de oportunidades e segregação residencial: a metropolização da questão social no Brasil. Caderno CRH, Salvador, v. 23, n. 59, p. 221-233, maio/ago. 2010.

RIBEIRO, L. C. de Q.; LAGO, L. C do. Reestruturação nas grandes cidades brasileiras. O modelo centro/periferia em questão. Rio de Janeiro: IPPUR, 1994.

RIBEIRO L. C. de Q.; RIBEIRO M. G. Análise social do território: fundamentos teóricos e metodológicos. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013a.

_________. (Org.). Ibeu: Índice de Bem-Estar Urbano. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013b.

RIBEIRO, M. G. Desigualdades de renda e estrutura social no Brasil metropolitano. In: RIBEIRO, M. G.; COSTA, L. G.; RIBEIRO, L. C. Q. (Org.). Estrutura social das metrópoles brasileiras: análise da primeira década do século XXI. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013.

SCALON, M. C. Mobilidade social no Brasil: padrões e tendências. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

SOUZA, J. Os batalhadores brasileiros. Nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: UFMG, 2010.

STAVENHAGEN, R. Estratificação social e estrutura de classe. In: VELHO, O. G.; PALMEIRA, M. G. S.; BERTELLI, A. R. (Org.). Estrutura de classe e estratificação social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977. p. 117-148.

WEBER, M. Classe, status, partido. In: VELHO, O. G.; PALMEIRA, M. G. S.; BERTELLI, A. R. (Org.). Estrutura de classe e estratificação social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977. p. 57-76.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Ribeiro, M. G. (2016). Estrutura social e desigualdade de renda: uma comparação entre os municípios metropolitanos e os não metropolitanos do Brasil entre 2000 e 2010. Revista Brasileira De Estudos De População, 33(2), 237–256. https://doi.org/10.20947/S0102-30982016a0010

Edição

Seção

Artigos originais