Tendências da fecundidade dos povos indígenas nos Censos Demográficos brasileiros de 1991 a 2010

Autores

  • Laura L. Rodríguez Wong Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), Departamento de Demografia da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-30982016a0038

Palavras-chave:

Demografia indígena, Fecundidade, Ordem de nascimento.

Resumo

O artigo aborda a fecundidade das mulheres autodeclaradas indígenas com base nos censos brasileiros de 1991 a 2010. Inicialmente – como uma aproximação das limitações que a qualidade do dado pode impor às análises – observa-se um viés de autodeclaração para 2000 mais acentuado na população urbana, o que compromete as comparações com 2010, mas não invalida o prosseguimento das análises sobre fecundidade. Constata-se que, efetivamente, a fecundidade dos povos indígenas está diminuindo inclusive entre a população rural, isto é, aquela que reside em Terras Indígenas. A fecundidade indígena urbana é altamente diferenciada da rural e as suspeitas de o viés estar contaminando as medidas produzidas evidenciam a necessidade de um investimento maior no estudo desta população: quem são os indígenas urbanos? Estimativas por ordem de parturição e filhos tidos sinalizam acentuadas quedas de fecundidade para o futuro próximo. A fecundidade das mulheres indígenas jovens – sem muitas diferenciações segundo residência urbana ou rural – continua em níveis muito altos se comparados com os de populações contemporâneas. Esta análise clama por estudos multidisciplinares para o melhor entendimento do processo reprodutivo dos povos indígenas brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura L. Rodríguez Wong, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), Departamento de Demografia da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Laura L. Rodríguez Wong é doutora em Demografia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e equivalência de mestre em Demografia pelo Centro Latino Americano e Caribenho de Demografia. Professora associada do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2016-11-13

Como Citar

Wong, L. L. R. (2016). Tendências da fecundidade dos povos indígenas nos Censos Demográficos brasileiros de 1991 a 2010. Revista Brasileira De Estudos De População, 33(2), 399–421. https://doi.org/10.20947/S0102-30982016a0038

Edição

Seção

Dossiê