Perfil sociodemográfico e distribuição territorial dos russos em São Paulo: deslocados de guerra da Europa e refugiados da China após a Segunda Guerra Mundial

Autores

  • Svetlana Ruseishvili Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0036

Palavras-chave:

Deslocados de guerra, Russos, Pós-Segunda Guerra Mundial, São Paulo, Imigração

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar as principais características de dois grupos de russos vindos ao Estado de São Paulo após a Segunda Guerra Mundial: os deslocados de guerra provenientes dos acampamentos para os deslocados na Europa; e os refugiados russos procedentes da China. Para isso foram realizadas uma sistematização e análise dos dados contidos no banco de dados sobre os deslocados de guerra em São Paulo, consolidado por Salles et al. (2013). A pesquisa revelou que a política brasileira da admissão dos deslocados de guerra enquanto mão de obra industrial teve seu impacto direto no perfil da população russa selecionada para imigrar ao país, que se dirigiu predominantemente à capital paulista. Os refugiados russos da China apresentavam perfil demográfico e social distinto, sendo um grupo com maior parcela de mulheres e crianças e empregado no setor de serviços. As características profissionais dos dois grupos determinaram sua distribuição pelos bairros de São Paulo. Enquanto os deslocados de guerra da Europa se dirigiram para os bairros periféricos e industriais, os russos da China instalaram-se nos bairros mais próximos ao centro da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Svetlana Ruseishvili, Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo

Svetlana Ruseishvili é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris e graduada em Sociologia pela Universidade Estatal de Moscou

Referências

BASTOS, S. R.; SALLES, M. R. R. A imigração polonesa para São Paulo no pós-Segunda Guerra Mundial no quadro das entradas dos “deslocados de guerra”: 1947-1951. Revista Brasileira de Estudos de População. v. 31, n. 1, p. 151-167, 2014.

CAMPOS, G. B. Dois séculos de imigração no Brasil. A construção da imagem e papel social dos estrangeiros pela imprensa entre 1808 e 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2015.

FAUSTO, B. Historiografia de imigração para São Paulo. São Paulo: Editora Sumaré, 1991.

KOIFMAN, F. Imigrante ideal: o Ministério da Justiça e a entrada de estrangeiros no Brasil (1941-1945). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

KULISCHER, E. Displaced persons in the Modern World. Annales of the American Academy of Political and Social Science, v. 262, p. 166-177, Mar. 1949.

LANGENBUCH, J. R. A estruturação da Grande São Paulo. Estudo de geografia urbana. Rio de Janeiro: IBGE, 1971.

MARRUS, M. R. The unwanted: European refugees in the twentieth century. New York: Oxford University Press, 1985.

MOREIRA, J. B. Recepção de refugiados europeus no Brasil do pós-guerra. In: 37 ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. Anais... Águas de Lindóia: Anpocs, 2013.

MOUSTAFIN, M. Russians from China: migrations and identity. International Journal of Diversity in Organizations, Communities and Nations. v. 9, n. 6, p. 173-186, 2010.

NEIVA, A. H. Deslocados de guerra: a verdade sobre sua seleção. Rio de Janeiro: Ed. A Noite, 1949.

PAIVA, O. C. Migrações para São Paulo pós-Segunda Guerra Mundial. Desafios de normatização da diversidade. In: XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Anais... São Leopoldo: ANPUH, 2007.

RUSEISHVILI, S. Ser russo em São Paulo: os imigrantes russos e a (re)formulação de identidade após a Revolução bolchevique de 1917. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-

-graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), São Paulo, 2016.

SALLES, M. R. R. Imigração, família e redes sociais: a experiência de “deslocados de guerra”, em São Paulo, no pós-Segunda Guerra Mundial. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS. Anais... Caxambu/MG: Abep, 2004.

_______. A política imigratória brasileira no pós-Segunda Guerra Mundial e os refugiados: uma leitura da Revista de Imigração e Colonização. Cena Internacional, v. 9, n. 2, p. 184-210, 2007.

SALLES, M. R. R.; BASTOS, S.; PAIVA, O.; PERES, R.; BAENINGER, R. (Org.). Imigrantes internacionais no pós-Segunda Guerra Mundial. Campinas: Nepo/Unicamp, 2013 (Coleção Por Dentro do Estado de São Paulo, v. 11).

VOROBIEFF, A. Identidade e memória da comunidade russa na cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2018-05-16

Como Citar

Ruseishvili, S. (2018). Perfil sociodemográfico e distribuição territorial dos russos em São Paulo: deslocados de guerra da Europa e refugiados da China após a Segunda Guerra Mundial. Revista Brasileira De Estudos De População, 35(3), 1–20. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0036

Edição

Seção

Artigos originais