Desigualdades acadêmicas induzidas pelo contexto escolar
Resumo
O desempenho acadêmico é influenciado por diversos fatores, usualmente classificados em dois grandes grupos: alunos (gênero, condição socioeconômica etc.) e ambiente escolar (rede de ensino, formação do corpo docente, capacidade de liderança do diretor etc.). Além destes fatores, deve-seconsiderar o efeito da turma sobre o desempenho de um aluno específico, conhecido na literatura por efeito contextual ou efeito de pares. Este artigo avalia como o efeito socioeconômico dos pares deve ser considerado em um estudo do desempenho acadêmico dos alunos. Em geral, a introdução do fator é feita por meio da inclusão da média da variável calculada em cada turma. Utilizando os resultados do teste de Matemática da 8ª série do SAEB-99, mostra-se que a inclusão da média não é suficiente para captar todo o efeito dos pares.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Rebep são originais e protegidos sob a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY). Essa licença permite reutilizar as publicações na íntegra ou parcialmente para qualquer propósito, de forma gratuita, mesmo para fins comerciais. Qualquer pessoa ou instituição pode copiar, distribuir ou reutilizar o conteúdo, desde que o autor e a fonte original sejam propriamente mencionados.