O SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: objetivos, características e contribuições na investigação da escola eficaz
Resumo
O artigo descreve o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) quanto aos seus objetivos e características e relata uma pesquisa desenvolvida para a identificação dos fatores associados ao desempenho escolar e à eficiência do sistema educacional. Modelos de regressão multinível foram aplicados aos dados do SAEB-99, tendo sido dada maior ênfase à análise da 4a série do ensino fundamental. Considerou-se a estrutura hierárquica de dois níveis, sendo aluno a unidade do nível 1 e escola a unidade do nível 2. A variável resposta é a proficiência dos alunos nas cinco disciplinas testadas: Matemática, Português, Ciências, Geografia e História. Foram ajustados modelos para as cinco macrorregiões do Brasil – Norte (NO), Nordeste (NE), Sudeste (SE), Sul e Centro- Oeste (CO). O artigo apresenta, ainda, alguns dos resultados da pesquisa relacionados ao perfil dos alunos e escolas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Rebep são originais e protegidos sob a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY). Essa licença permite reutilizar as publicações na íntegra ou parcialmente para qualquer propósito, de forma gratuita, mesmo para fins comerciais. Qualquer pessoa ou instituição pode copiar, distribuir ou reutilizar o conteúdo, desde que o autor e a fonte original sejam propriamente mencionados.