A transição da escolaridade no Brasil e as desigualdades regionais

Autores

  • José Irineu Rangel Rigotti PUC-MG

Resumo

O artigo aborda alguns aspectos demográficos associados à escolaridade e suas interfaces com a dinâmica do sistema de ensino, particularmente o fluxo de alunos. Procura-se mostrar que o país tem passado por um processo de transição da escolaridade, paralelo e relacionado à transição demográfica. Os diferenciais regionais do ingresso escolar nas primeiras séries do ensino fundamental têm diminuído, mas o ritmo desta diminuição é bem menor nas séries subseqüentes. O ingresso na última série do ensino médio tem aumentado mais rapidamente justo nas regiões mais desenvolvidas, intensificando as desigualdades entre as regiões.

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Publicado

2001-12-31

Como Citar

Rigotti, J. I. R. (2001). A transição da escolaridade no Brasil e as desigualdades regionais. Revista Brasileira De Estudos De População, 18(1/2), 59–73. Recuperado de https://rebep.emnuvens.com.br/revista/article/view/344

Edição

Seção

Artigos originais