A transição da escolaridade no Brasil e as desigualdades regionais
Resumo
O artigo aborda alguns aspectos demográficos associados à escolaridade e suas interfaces com a dinâmica do sistema de ensino, particularmente o fluxo de alunos. Procura-se mostrar que o país tem passado por um processo de transição da escolaridade, paralelo e relacionado à transição demográfica. Os diferenciais regionais do ingresso escolar nas primeiras séries do ensino fundamental têm diminuído, mas o ritmo desta diminuição é bem menor nas séries subseqüentes. O ingresso na última série do ensino médio tem aumentado mais rapidamente justo nas regiões mais desenvolvidas, intensificando as desigualdades entre as regiões.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Rebep são originais e protegidos sob a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY). Essa licença permite reutilizar as publicações na íntegra ou parcialmente para qualquer propósito, de forma gratuita, mesmo para fins comerciais. Qualquer pessoa ou instituição pode copiar, distribuir ou reutilizar o conteúdo, desde que o autor e a fonte original sejam propriamente mencionados.